3 de mai de 2012

Muffin de Maçã, Aveia e Chocolate

Sabe esses dias (em que horas dizem nada?) em que você tem alguns ingredientes sobrando e a vontade de comer alguma coisa diferente?
Aqui em casa, eu tinha maçãs Fuji (das quais eu não gosto muito) e aveia em flocos.
Pensei em fazer um bolo de maçã que fica ótimo, mas queria também usar a aveia. Uma consultinha ao Dr. Google (ainda não tinha recebido meu livrão D. Benta!) e voilá! Uma receitinha fácil, com os dois ingredientes e MUITO gostosa!
Fiquei pensando então nas mães que, às vezes, precisam "camuflar" os ingredientes saudáveis na dieta das crianças e esse bolinho vem a calhar. O sabor do chocolate se sobressai, você nem percebe a aveia e deve ser  bem simples colocar outras frutas no meio, desde que elas não soltem muita água.

Vamos à receita!

Muffins de Maçã, Aveia e Chocolate


Ingredientes:
1 xícara (chá) de açúcar
meia xícara (chá) de óleo
2 ovos
1 xícara (chá) de farinha de trigo
meia xícara (chá) de aveia em flocos
meia xícara (chá) de chocolate em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio (ou fermento em pó)
2 maçãs sem casca, cortadas em cubos pequenos
meia xícara (chá) de uvas-passas sem sementes
manteiga ou margarina para untar
farinha de trigo para polvilhar

Modo de Preparo: 
Em uma batedeira, bata o açúcar com o óleo e os ovos até obter um creme de cor clara. Adicione, a farinha, a Aveia, o Chocolate, o bicarbonato e mexa até obter uma massa homogênea. Adicione os cubos de maçã, as passas e misture bem. Coloque a massa em formas grandes para empada, untadas e polvilhadas e leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos ou até que a massa esteja assada. Retire do forno e desenforme ainda quente.

Vamos às dicas:

  1. As medidas acima rendem 24 bolinhos. Uso as medidas padrão, conforme já falei aqui. Minha "xícara" medida é aquela de vidro da marinex, normalmente maior do que uma xícara de chá de tomar chá!
  2. Eu uso forminhas para cupcake, dentro da forma de alumínio. Isso facilita na hora de desenformar, comer e principalmente, limpar!
  3. Encha as forminhas deixando mais ou menos um dedo da borda, ou 3/4. Assim, o bolinho tem espaço pra crescer mas não ultrapassa a borda da cavidade, fazendo a maior sujeira na forma e queimando a borda.
  4. Eu usei fermento em pó e o bolinho cresceu como um bolo normal. Ficou excelente! Não fiz com o bicarbonato, então não sei o quanto cresceria.
  5. Como as maçãs têm que ser cortadas em pedaços pequenos (assim cabe mais de um em cada bolinho), espremi o suco de 1 laranja pera para que não ficassem oxidadas. Depois, juntei tudo na massa, com o suco da laranja.





Aqui você vê o quanto de massa eu coloquei em cada forminha. Essa primeira, que está mais cheia, fez a besteirinha que eu citei acima!




As maçãs podem ficar assim, meio para fora da massa, que vai crescer e envolvê-las. Se a sua maçã for Fuji, como a minha, ela tem mais água do que as demais, então bolinhos com mais maçã serão bolinhos mais molhados no meio.
Eu usei uvas passas escuras sem semente porque eu gosto muito de uvas passas. Há quem não goste, ou goste das claras. Se elas estiverem muito secas, você pode juntar nas maçãs com o caldo de laranja e elas hidratam um pouquinho. Se não gosta, não põe! Simples assim!



Olha o último bolinho na direita, abaixo. Ele é o bolinho em close acima. As maçãs ficaram tapadas pela massa, mas dá pra perceber que ele está mais macio que os demais, que ficam com uma casquinha crocante. Se você tiver paciência, distribua as maçãs de maneira uniforme e todos os bolinhos ficarão crocantes por cima.



Faça e delicie-se nesse friozinho, com um chá de maçã com canela bem quentinho... Ou com uma xícara de chocolate quente... Huuummmm!
Aqui foi mais do que aprovado!

3 comentários:

  1. oi Rê, adorei a receita, adoro maçã! Obrigada pela partilha! É ótimo esquentar as mãozinhas nas lãs! Adoro também! Bj e bom fim de semana! Nina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nina, se vc gosta de maçã, então faça os muffins! Eles são deliciosos, a mistura de sabores é perfeita!

      Vi uns bolinhos de aveia no seu blog q tb pretendo experimentar! Qdo fizer, posto as fotos e aviso!

      Beijocas!

      Excluir

Fale comigo! O que você achou?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...